Por Raphael Valente

Todo mundo tem um dia em que acorda meio aperreado, não é mesmo? Pois neste fim de semana que começa nesta sexta-feira (26/05), a Lua chegou desnorteada, sem rumo, fazendo com que a gente possa agir na impulsividade. Chamamos o movimento lunar atual de “Lua fora de curso”, que ocorre quando ela atravessa a transição entre duas casas zodiacais. Se até os planetas e satélites podem sair do seu curso, imagine nós reles mortais, cheios de angústias, anseios e inseguranças. Entenda como este momento do céu pode te afetar e se prepare para que seja uma passagem tranquila.

É lugar comum entender que a Lua apresenta influência direta nas marés da Terra, isso porque ela faz contraponto com a nossa gravidade, influenciando no humor dos nossos oceanos. O que talvez você não saiba, é que pelo ponto de vista da astrologia, da espiritualidade e deste universo energético, a Lua também gera influência em nós seres humanos, já que somos constituídos de mais de 70% de água. Energeticamente a Lua está ligada ao nosso lado emocional e as suas fases (Nova, Crescente, Cheia e Minguante) interferem diretamente naquilo que sentimos.

Nesta sexta-feira, a Lua se despede da fase Nova e do signo de Leão, e amanhã (27/05) irá entrar na fase Crescente no signo de Virgem. Enquanto não está com o “pé firme” em nenhum destes dois lugares, nosso satélite fica meio fora de rumo, impactando nossa capacidade de lidar com o lado emocional e das nossas relações (todas elas, independente de serem na área afetiva). Como podemos buscar o equilíbrio nesta corda bamba?

Buscamos o equilíbrio na medida em que aprimoramos nossa capacidade de reconhecer e controlar nossos pensamentos e ações, sem deixar que elas dominem nosso emocional. É preciso ter clareza e um pouco mais de racionalidade para lidar com as situações do cotidiano, principalmente as mais estressantes ou desafiadoras. Ter equilíbrio emocional significa que você tem uma percepção sobre si mesmo e um domínio sobre as suas emoções. Além disso, o equilíbrio emocional pode prevenir ou amenizar problemas como depressão, ansiedade, irritabilidade, agressividade, dificuldade de concentração e agitação.

Por muitas vezes, permitimos que os problemas do nosso cotidiano nos tirem completamente do nosso equilíbrio. E esse descontrole emocional pode ser disparado por um gatilho ao longo do dia, seja daquele chefe exigente que fica no seu pé 24 horas do dia, um cliente que chegou com mil argumentos querendo levar o produto mais completo, mas pelo preço do mais simples, uma discussão no casamento, uma questão de saúde… Motivos não nos faltam para roubar nossa paz de espírito. Parafraseando o filósofo Jean-Paul Sartre, “não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você.”

Não temos nenhum controle sobre o comportamentos dos outros, cada um se coloca no mundo a partir da própria régua e dos próprios valores. Não temos a capacidade de mudar o outro. Aquilo que o outro oferece a você, foi dado a partir do que ele tem dentro de si mesmo. É por isso que dizemos que pessoas curadas curam e, pessoas feridas, ferem. Dessa forma, tente não absorver pra si todas as dores dos outros.

Não menospreze o poder da autoestima. Acreditar em si mesmo é fundamental para manter uma boa saúde emocional. Trabalhe em sua autoconfiança e aceitação pessoal, reconhecendo suas qualidades e limitações. Isso pode ajudá-lo a lidar melhor com situações difíceis e a enfrentar desafios com mais facilidade.

Tente manter, sempre que possível, uma atitude positiva e otimista. Enxergar o lado bom das coisas pode ser um grande diferencial na hora de lidar com as adversidades. Procure manter um pensamento positivo e focar em soluções, não em problemas. Acredite que é possível superar as dificuldades e que você tem força suficiente para conseguir o que deseja. Se não for possível pensar sempre positivo, tente pelo menos, neutralizar os pensamentos negativos com uma ideia que contraponha a primeira. Por exemplo, você pode trocar o pensamento “nada na minha vida dá certo, está tudo uma droga, as coisas não caminham” por “ainda não cheguei onde quero, mas assumo a responsabilidade de caminhar nesta direção e dar um passo de cada vez, dentro do que for possível pra mim”.

Cuide do seu corpo e da sua mente. Praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e dormir bem são fundamentais para manter o equilíbrio emocional. Além disso, é importante cuidar da saúde mental, buscando ajuda profissional, se necessário e praticando meditação, yoga ou outra atividade que ajude a relaxar e aliviar o estresse. O estresse pode ser prejudicial para a saúde e causar diversos problemas físicos e mentais. Aprenda a lidar com o estresse, com técnicas simples como a respiração profunda, visualização positiva e atividades relaxantes, para lidar com as situações estressantes do dia a dia.

Encontre um propósito na vida. Ter um propósito pode ser fundamental para manter a motivação e o equilíbrio emocional. Procure atividades que tragam significado para sua vida e que o ajudem a se sentir realizado e útil. Isso pode ser um trabalho, um voluntariado ou uma atividade pessoal que traga satisfação e felicidade.

Você será influenciada(o) pela energia da Lua Crescente que chegará com tudo amanhã (27/05), no signo de Virgem. Quando a Lua entra nessa fase é sinal de que há algo a ser entendido, você recebe um convite para testar sua força de vontade. Apenas continue firme e siga em frente… Não há fase melhor pra crescer do que na Lua Crescente.

Se você deseja acelerar seu crescimento, aprenda a se conectar com seu observador interno e entender por que tantas circunstâncias do seu externo afetam o interno. Um ótimo exercício para todo este equilíbrio proposto no texto, é praticar a meditação. Convido você a participar de uma experiência de meditação energética comigo, gratuitamente, na próxima terça-feira, às 21h, em meu instagram @viaenergia , pra você se reconectar de vez ao seu equilíbrio e deixar que a Lua balance apenas as nossas marés.

*Raphael Valente é terapeuta holístico, reikiano, radiestesista e especialista em práticas integrativas para equilíbrio mental, emocional, espiritual e energético. Após descobrir um câncer em 2016, Raphael foi buscar respostas na cultura oriental e, em 2019, fundou seu espaço terapêutico Via Energia, onde conduz diversas práticas energéticas, tendo atendido mais de 3 mil assistidos como terapeuta e oferecendo meditações gratuitas ao vivo em seu Instagram @viaenergia, por onde já passaram mais de 100 mil pessoas.