A nova sede do Paço Municipal de Itaquaquecetuba será uma das mais avançadas do Estado, com o projeto assegurando a ampliação dos serviços públicos disponíveis à população.
O prefeito Eduardo Boigues (PL) deu início a um ambicioso projeto de revitalização da infraestrutura pública na cidade, que inclui a completa reforma do Paço Municipal e a construção de uma nova área administrativa. O investimento total será de R$ 19 milhões, destinado a melhorias que visam acelerar o atendimento ao cidadão e promover a inclusão tecnológica e acessibilidade. Segundo Boigues, essa obra é essencial e representa um progresso significativo tanto para os cidadãos que utilizam os serviços públicos quanto para os servidores, que contarão com condições de trabalho aprimoradas.
As obras tiveram início no dia 7 de maio e estão programadas para serem concluídas em um período de 24 meses. O projeto contempla a modernização total da atual sede do governo municipal, situada na Vila Virgínia, além da construção de um novo prédio adjacente.
Com essa intervenção, a área total do complexo administrativo será aumentada em 5.195,20 metros quadrados. Ao final das obras, secretarias municipais e outros setores que atualmente funcionam em locais distintos poderão ser centralizados na nova estrutura, facilitando assim o acesso dos cidadãos para resolver suas pendências junto à prefeitura.
Os recursos para essa transformação, totalizando R$ 19.099.127,83, foram conquistados por Boigues através da Desenvolve SP – uma agência de fomento vinculada ao Governo do Estado de São Paulo. A empresa Vigent Construções Ltda., vencedora do processo licitatório, ficará encarregada da execução das obras.
O projeto prevê uma reforma abrangente nas áreas internas e externas da prefeitura, incluindo a renovação da fachada com “pele” de vidro, substituição completa dos sistemas elétrico e hidráulico, climatização de todos os ambientes, modernização da infraestrutura tecnológica, melhorias na acessibilidade e implementação de um sistema de proteção e combate a incêndios.
Além disso, está previsto o paisagismo externo, reforma dos banheiros e instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica e outras soluções voltadas à eficiência energética do edifício.
O novo prédio da Prefeitura de Itaquá se destacará como um dos mais modernos e bem equipados do Estado, atendendo integralmente às normas técnicas atuais e garantindo melhores condições de trabalho aos servidores. Estes ainda terão acesso a refeitório, cozinha e áreas de descanso.
Reeleito em 2024 com 92,9% dos votos válidos, Boigues salienta a necessidade de que a estrutura pública evolua junto com o crescimento da cidade: “Os prefeitos anteriores não deram prioridade aos investimentos em infraestrutura. Esse tipo de investimento é fundamental e estratégico porque melhora o atendimento tanto ao cidadão quanto ao servidor que atua na prefeitura”, afirmou o prefeito.
O post Prefeito de Itaquá investe mais de R$ 19 milhões em interação tecnológica e acessibilidade apareceu primeiro em A Semana.
