Testosterona alta pode provocar câncer de próstata? Médico explica

O hormônio masculino testosterona é o campeão de buscas no Google para diversos tipos de questionamentos. Embora a ciência tenha várias evidências, é natural que dúvidas apareçam. Por exemplo: existe relação da testosterona com o câncer de próstata?

O médico Roberto Franco admite que por muito tempo existiu a tese de que a testosterona poderia estimular o crescimento do câncer de próstata. Por isso, muitos médicos evitavam prescrever a terapia de reposição hormonal com testosterona para os homens com histórico ou suspeita da doença.

Porém, segundo ele, estudos recentes mostram que o envolvimento da testosterona e câncer de próstata é mais complexo do que se imaginou. Embora pesquisas indiquem que níveis altos de testosterona estão associados ao risco aumentado de câncer de próstata, outras análises não evidenciaram esse vínculo.

De acordo com o médico, a terapia de reposição hormonal com testosterona deve ser aplicada com cautela e acompanhada em sujeitos que já tiveram câncer de próstata.

Atualmente, não há evidências sólidas de que o hormônio cause câncer de próstata. A maioria dos especialistas acredita que o câncer de próstata é causado por combinações de fatores genéticos, ambientais e hormonais.

By Camila Freitas

You May Also Like